Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental

Mestrado em Gestão Ambiental

sumário

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental, do Instituto Federal do Ceará, teve seu credenciamento pela CAPES/MEC em 2007 e seu início efetivo em março de 2008, em nível de Mestrado Acadêmico (NOTA = 3).

Em geral, os profissionais que atuam na no programa possuem formação bastante diversificada, tendo, a maioria deles, adquirido conhecimento na área ambiental a partir de seus cursos de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado).

Outrossim, é fundamental que os profissionais que atuem tanto nas empresas que possam ser consideradas potencialmente poluidoras, quanto aqueles que sejam responsáveis pelos seus licenciamentos, compreendam a necessidade da inserção da variável ambiental na gestão de suas atividades e do pensamento sistêmico envolvido desde a utilização dos recursos naturais, passando pelos processos produtivos, seus efluentes e resíduos, até o descarte pós-consumo de seus produtos.

Assim, em decorrência de uma crescente necessidade de mercado, o Instituto Federal do Ceará, ciente de sua responsabilidade na formação de recursos humanos e, ciente também da necessidade de valorizar os recursos naturais de nossa região (semi-árida), empreendeu o desafio de capacitar profissionais das diversas áreas do conhecimento para a pesquisa, ensino e inovação em gestão e saneamento ambiental (Área de concentração do Programa).

Área de estudo: Gestão e Saneamento Ambiental
Público-alvo: Portadores de diploma oficial ou reconhecido de curso superior de licenciatura plena, de bacharelado ou de tecnologia
Modalidade: Pós-graduação Stricto Senso – Mestrado Academico em Tecnologia e Gestão Ambiental
Duração: 24 meses
Forma de ingresso: É realizada em três fases composta por prova escrita, análise documental e entrevista com o candidato.
Linhas de pesquisas:

• Instrumentos de Gestão Ambiental;
  • Monitoramento e Controle da Qualidade Ambiental;
  • Tratamento e Reuso de Efluentes e Resíduos.

Turno de funcionamento: Integral
Número de vagas por semestre/ano: 10 vagas

foto do Rinaldo - coordenador
  • Rinaldo dos Santos Araújo
  • Coordenador do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental
  • Lattes

• Fone: (85) 3307- 3758

foto da Kelly - vice coordenadora
  • Kelly de Araujo Rodrigues
  • Vice-Coordenadora do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental
  • Lattes

• Fone: (85) 3307- 3750

professores

Quadro de Professores

Portaria de Reconhecimento da CAPES

Portaria de Reconhecimento da CAPES

Dissertações defendidas

IFCE - Instituto Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental - PGTGA
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep: 60040-531 - Fortaleza - CE
Fone: (85) 3307 3717 (Secretaria) / 3307 3758 (Coordenação)

Fim do conteúdo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi

Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.