Projeto Acessibilidade Virtual - Núcleo Fortaleza

Logo de acessibilidade
Conheça o Projeto Acessibilidade Virtual - Núcleo Fortaleza.

sumário

Em setembro de 2008, foi institucionalizado no IFCE – Campus Fortaleza, o Núcleo de Acessibilidade Virtual com o intuito de pesquisar, implantar e prover suporte no processo de aderência aos padrões de acessibilidade em sites, portais, objetos de aprendizagem, ambientes de educação à distância e sistemas web da RENAPI.

Entretanto, as atividades só tiveram início em março de 2009, após o Convênio N° 6/2009 de Cooperação Técnica e Intercâmbio Científico e Tecnológico estabelecido entre o IFCE e a UFC, no intuito de constituir a equipe composta por um pesquisador com perfil técnico e experiência na área e de um aluno com deficiência visual, pessoal necessário à implantação e execução do projeto.

sumário

O Núcleo Fortaleza é, em essência, um dos pólos responsáveis pelos testes automáticos e manuais, visando garantir um bom nível de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Para isso, realizamos testes nas mais diversas tecnologias (com enfoque em tecnologias livres) e apontamos os problemas e soluções relacionados ao seu uso para pessoas com essa deficiência.

Para atingir esses objetivos pautamos nossas atividades de acordo com os padrões de desenvolvimento web e com as diretrizes de acessibilidade; além de realizar validações manuais com um grupo de usuários com deficiência, fato que confere maior autenticidade aos trabalhos desenvolvidos.

Parcerias Locais

sumário

Em maio de 2010, iniciamos as articulações e planejamento para implantação de um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – NAPNE, que está sendo institucionalizado por intermédio do Programa TECNEP (Tecnologia, Educação e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais) – SETEC/MEC no IFCE – Campus Fortaleza, em parceria do Projeto de Acessibilidade Virtual da RENAPI.

Dessa forma, o IFCE – Campus Fortaleza contém em um mesmo espaço físico trabalhos que convergem para a Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais.

A atuação conjunta visa criar na instituição a cultura da “educação para a convivência”, onde cada um aceita e convive com a diversidade, buscando a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais. Além de adequar o IFCE ao Decreto N° 6.571, de 17 de setembro de 2008, que reza sobre o atendimento educacional especializado.

Assim, com o intuito de realizar ações integradas, algumas parcerias foram firmadas com outras instituições/movimentos atuantes na luta pela inclusão de deficientes: Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CEDEF/CE, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel – Setor Braille e ACEC (Associação de Cegos do Estado do Ceará).

E por último, obtivemos aprovação no Edital CAPES 28/2010 – Prodocência (Programa de Consolidação das Licenciaturas) visando aperfeiçoar a formação de professores e licenciandos do IFCE, bem como professores da educação básica da rede pública do estado do Ceará, na área de educação inclusiva.

sumário

Atividade desenvolvida sobre jogos para deficientes visuais

Mais Informações sobre o Projeto Acessibilidade Virtual

sumário

Para obter mais informações sobre o Projeto Acessibilidade Virtual - acesse aqui

IFCE - Instituto Federal do Ceará - Acessibilidade Virtual - Núcleo Fortaleza
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE
Professor Gestor: Agebson Rocha Façanha
Fone: (85) 3307.3791

Fim do conteúdo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Campus de Crateús: Rua Lopes Vieira S/N. - Venâncios CEP: 63700 - 000. Crateús - CE Fone: (88) 3692.3864

Clique aqui para visualizar o endereço dos demais Campi

Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.