Manutenção Automotiva

A Indústria automotiva cresce 3,8% por ano e exige mão-de-obra qualificada.

Sumário

O Curso Técnico em Manutenção Automotiva forma profissionais do ramo da Indústria e possui duração de dois anos. O estudante pode ingressar por meio do Vestibular, concorrendo às vagas oferecidas por ano, ou, ainda, pela Transferência de outros cursos técnicos ofertados em outras instituições.

Duração: 2 anos
Número de vagas: 30 vagas
Ingresso: Vestibular ou Transferência de outros cursos superiores da mesma área.

Daniel Gurgel
  • Daniel Gurgel Pinheiro
  • Coordenador do Curso Técnico em Manutenção Automotiva
  • Lattes
  • Contato
    Fone: (85) 3307.3698

Guia da Profissão

Sumário

Para ingressar na profissão, o estudante necessita ter afinidade com disciplinas como: Desenho, Física e Informática. O antigo Curso de Mecânica tinha um perfil mais generalista, compreendendo as diversas áreas da Mecânica (Produção Mecânica, Máquinas Térmicas, Ensaios Mecânicos, Controle de Qualidade etc). O técnico em Manutenção Automotiva está ligado diretamente a veículos automotores de pequeno e grande porte.

Com a reestruturação dos cursos, passamos a aprofundar os conhecimentos nas subáreas de Manutenção Automotiva e Mecânica Industrial, tratando-as em cursos distintos, fundamentados nas necessidades identificadas no mercado de trabalho. A estruturação pedagógica é organizada priorizando atividades práticas, voltadas para a solução de problemas.

Dentre as atribuições básicas desse profissional, podemos destacar o planejamento e a supervisão da manutenção automotiva. Além de gerar especificações técnicas, ele também presta assistência na aquisição de materiais para reposição e estocagem de peças de máquinas e equipamentos.

Sumário

A grade curricular do Curso Técnico em Manutenção Automotiva é constituída de elementos essenciais para capacitação do profissional, tendo como referência a estruturação do setor produtivo e os indicadores de tendências do mercado. As disciplinas orientam o aluno mediante a formação básica para manutenção de motores e sistemas automotivos, conferindo competências de planejamento e execução para o profissional.

Sumário

O técnico em Manutenção Automotiva poderá exercer atividades em empresas públicas e privadas de serviços automotivos, tais como: montadoras e concessionárias de veículos, empresas de ônibus, locadoras de automóveis e oficinas especializadas. Considerando o aspecto do empreendedorismo, o profissional poderá, também, constituir seu próprio negócio. O setor automotivo possui elevada oferta de vagas, porém exige mão-de-obra especializada. Para se ter uma idéia, dados sobre a indústria automotiva revelaram crescimento de 3,8% na produção de autoveículos. (CNI)

Ocupações Ligadas à área do Curso Técnico em Manutenção Automotiva

• Inspetor Técnico
  • Supervisor de Manutenção
  • Encarregado de Transporte
  • Coordenador de Manutenção Automotiva

Prática

Sumário

O Curso Técnico em Manutenção Automotiva permite a prática curricular ao aluno por meio do estágio supervisionado em empresas. Essa ponte entre a sociedade e a escola proporciona a transformação do conhecimento teórico em um instrumento de aplicação na vida profissional. O estudante é acompanhado pelo professor-orientador, que verifica as condições do estágio e intera-se do mercado de trabalho atual. O Estágio corresponde a 400 horas/aula e poderá ser realizado logo após a conclusão do 3º semestre.

• Laboratório de Acionamento de Máquinas
  • Laboratório de Automação 1 (Pneumática)
  • Laboratório de Automação 2 (CLP e Sistemas de Controle Distribuído)
  • Laboratório de Automação 3 (Instrumentação & Robótica)
  • Laboratório de Comandos Industriais
  • Laboratório de Eletricidade 1 (CC)
  • Laboratório de Eletricidade 2 (CA)
  • Laboratório de Eletrônica
  • Laboratório de Ensaios Mecânicos
  • Laboratório de Instalações Elétricas
  • Laboratório de Máquinas Elétricas
  • Laboratório de Máquinas Operatrizes
  • Laboratório de Máquinas Térmicas
  • Laboratório de Medidas Elétricas
  • Laboratório de Metrologia Dimensional
  • Laboratório de Acionamento de Máquinas
  • Laboratório de Máquinas Elétricas II (LabVolt)
  • Laboratórios do Curso (3/3)
  • Laboratório de Desenho Assistido por Computador e Manufatura Assistida por Computador(CAD/CAM).
  • Laboratório de Informática – (LIEL)
  • Laboratório de Química
  • Laboratório de Física

IFCE - Instituto Federal do Ceará
Curso Técnico em Manutenção Automotiva
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE
Fone: (85) 3307.3698

Fim do conteúdo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi

Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.