Técnico em Panificação

Mulher retirando uma fornada de pão

Sumário

Produz pães, massas, pizzas e salgados, de maneira artesanal ou de forma industrializada, para consumo imediato ou vendas em centros de compras. Organiza a área de trabalho e matéria-prima nas produções de padaria. Executa práticas de manipulação de alimentos. Opera equipamentos e maquinário. Apóia o controle de estoque, custos e consumo.

Carga Horária: 1.000 horas
Semestres: 03 (três)
Número de vagas: 30
Ingresso: Exame de Seleção ou transferência de outros cursos da mesma área.

• Marlene Nunes Damaceno
  • Coordenador do Curso Técnico em Panificação
  • Lattes
  • Contato
    Fone: (88)3447.6410

Guia da profissão

Sumário

O curso prepara, forma e qualifica profissionais com competências técnicas para desempenhar atividades voltadas para a fabricação de produtos panificáveis de forma a possibilitar sua atuação em estabelecimentos panificadores. Tem como objetivos: qualificar cidadãos para atuarem em estabelecimentos de panificação na área de produção; formar profissionais tecnicamente aptos à elaboração de produtos panificáveis; conhecer a legislação na área, para a aplicação metodológica das normas de segurança em estabelecimento da área de panificação e consolidar o comportamento ético e cidadão como profissional em sua área de trabalho.

Sumário

A grade curricular do Curso Técnico em Panificação inclui disciplinas específicas da área e outras que preparam o futuro profissional para exercer atividades auxiliares à gestão como planejamento físico e operacional, armazenamento e estoque em panificadoras. O aluno também é preparado em questões como Segurança Alimentar, Segurança no Trabalho, Ética Profissional e Controle da Qualidade em Panificação, entre outras disciplinas.

Sumário

O mercado de trabalho dispõe de um vasto campo de atuação profissional para absorver profissionais habilitados no curso de Técnico em Panificação: padarias, pizzarias, restaurantes, indústrias de produtos panificáveis embalados, entre outras.

prática

Sumário

O Curso Técnico em Panificação permite ao aluno a prática curricular por meio de estágio supervisionado, com carga horária de 100 horas, cujo objetivo é inserir o aluno no mundo do trabalho e propiciar a esse futuro profissional uma vivência na área, através do exercício prático das funções contidas nas diretrizes curriculares que orientam o formato do curso. Antes do estágio, porém, o aluno exercita a prática desde o início do curso, nas disciplinas introdutórias em Panificação.

IFCE - Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte
Curso de Técnico em Panificação
Rua Estevam Remígio,1145, Bairro Centro. Limoeiro do Norte – Ceará

Fim do conteúdo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi

Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.