Início do conteúdo
Notice: Undefined index: view in /var/www/sites/www/html/components/com_content/router.php on line 48 Notice: Undefined index: option in /var/www/sites/www/html/components/com_content/views/article/view.html.php on line 176 Notice: Undefined index: option in /var/www/sites/www/html/components/com_content/views/article/view.html.php on line 184 Notice: Undefined index: option in /var/www/sites/www/html/components/com_content/views/article/view.html.php on line 184 Notice: Undefined index: option in /var/www/sites/www/html/components/com_content/views/article/view.html.php on line 184

Segurança do Trabalho

A legislação brasileira determina a obrigatoriedade da contratação de técnicos em Segurança do Trabalho pelas empresas.

sumário

Curso Técnico em Segurança do Trabalho forma profissionais na área da Saúde e possui duração de dois anos. O estudante pode ingressar por meio do Vestibular, concorrendo as 30 vagas oferecidas por ano na graduação, ou, ainda, pela Transferência de outros cursos técnicos ofertados em outras instituições.

Duração: 2 anos
Número de vagas: 30 vagas
Ingresso: Vestibular ou Transferência de outros cursos superiores da mesma área.

• Francisco Alexandre de Souza
  • Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho
  • Lattes

• Contato

Guia da Profissão

sumário

A Segurança do Trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. O objetivo do profissional dessa área é proteger a integridade e a capacidade de produção dos funcionários de uma determinada empresa. O técnico em Segurança do Trabalho tem um campo de atuação bastante amplo. Ele atua em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras, de extração e agroindustriais.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) relatam a ocorrência de mais de 1,2 milhão de mortes por acidente de trabalho no mundo. São dois trabalhadores mortos por minuto. Segundo a entidade, as principais causas dos acidentes são: a deterioração das condições de trabalho, causada pela globalização; o desrespeito ao direito de segurança do trabalhador e a falta de cumprimento da Lei ou da regulamentação adequada de segurança.

Em suma, a função inerente a esse profissional é a atividade de prevenção de acidentes no trabalho. A adoção de medidas que neutralizam ou eliminam os riscos associadas às atividades garantem um ambiente de trabalho seguro e de alta produtividade. A imagem e reputação da empresa aumentam perante os seus acionistas e sociedade, condição de valor num mercado competitivo que busca qualidade e eficiência na gestão dos negócios.

sumário

O Curso Técnico em Segurança do Trabalho forma profissionais aptos a desempenhar atividades de prevenção de acidentes no trabalho, como forma de salvaguardar a integridade física do trabalhador. Ele atende à demanda do setor produtivo para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários nas empresas.

sumário

O campo de atuação é muito vasto. O técnico em Segurança do Trabalho atua em empresas, com programas de prevenção de acidentes, e na orientação dos trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual. Ele organiza inspeção de segurança, elabora laudos técnicos, palestras e treinamentos, assim como implementa projetos de meio ambiente e ecologia.

Ocupações Ligadas à área do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

• Orienta os funcionários da empresa sobre normas de segurança
  • Inspeciona locais, instalações e equipamentos da empresa
  • Elabora programas de prevenção de saúde no trabalho
  • Investiga acidentes para identificar suas causas e propor as providências cabíveis
  • Inspeciona os postos de combate a incêndios

Prática

sumário

O Curso Técnico em Segurança do Trabalho permite a prática curricular ao aluno por meio do estágio supervisionado em empresas. Essa ponte entre a sociedade e a escola proporciona a transformação do conhecimento teórico em um instrumento de aplicação na vida profissional. O estudante é acompanhado pelo professor-orientador, que verifica as condições do estágio e intera-se do mercado de trabalho atual. O Estágio corresponde a 400 horas/aula e poderá ser realizado logo após a conclusão do 3º semestre.

• Laboratório de Microcomputação1
  • Laboratório de Microcomputação2
  • Laboratório de Microcomputação3
  • Laboratório de Microcomputação4
  • Laboratório de Redes de Computadores
  • Laboratório de Eletro-Eletrônica
  • Laboratório de Transmissão e Processamento de Sinais
  • Laboratório de Sistemas Embarcados
  • Laboratório de Dispositivos Periféricos

IFCE - Instituto Federal do Ceará
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE
Fone: (85) 3307-3698

Fim do conteúdo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi

Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.