Mecânica Industrial

A produção industrial incentiva a demanda de empregos para mão-de-obra especializada.

Sumário

O Curso Técnico em Mecânica Industrial forma profissionais na área da Indústria e possui duração de dois anos. O estudante pode ingressar por meio do Exame de Seleção, concorrendo as 30 vagas oferecidas por ano, ou, ainda, pela Transferência de outros cursos técnicos ofertados em outras instituições.

Duração: 2 anos

Número de vagas: 30 vagas
Ingresso: Vestibular ou Transferência de outros cursos superiores da mesma área.

Daniel Gurgel
  • Daniel Gurgel Pinheiro
  • Coordenador do Curso Técnico em Mecânica Industrial
  • Lattes
  • Contato
    Fone: (85) 3307.3698

Guia da Profissão

Sumário

O crescimento da produção industrial no País é significativo para o incentivo à especialização da mão-de-obra para o mercado de trabalho. O técnico em Mecânica Industrial integra essa demanda tão solicitada pelos vários ramos do setor secundário da economia brasileira. O estudante dessa área desenvolverá, ao longo da sua formação, competências e habilidades, como espírito crítico, criatividade e avançada formação tecnológica.

Dessa forma, faz-se necessário formar profissionais habilitados a desenvolver atividades de caráter técnico e profissional, de acordo com a legislação em vigor e numa perspectiva de desenvolvimento social, econômico e político. O Curso Técnico em Mecânica Industrial tem como objetivo habilitar o aluno em planejamento, controle e supervisão de processos de usinagem, montagem, instalação, manutenção e desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos.

Ele poderá exercer atividades em empresas públicas e privadas, que utilizem equipamentos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos, eletromecânicos, inclusive os assistidos por computadores, tais como: montadoras e concessionárias de veículos, empresas de ônibus, locadoras de automóveis e oficinas especializadas.

Sumário

O Curso Técnico em Mecânica Industrial capacita o estudante para desenvolver as seguintes atividades: analisar projetos de máquinas e equipamentos mecânicos; interpretar desenhos de mecânica geral; esboçar peças e conjuntos; conhecer métodos e processos de produção, de tecnologias de máquinas e ferramentas, materiais e processos de usinagem; aplicar corretamente as normas de mecânica relacionadas com a construção de máquinas e aparelhos.

Sumário

No campo de atuação, o técnico em Mecânica Industrial poderá atuar em qualquer tipo de indústria, desde que esta possua máquinas e equipamentos, como a automobilística, naval, química, petroquímica, alimentícia, metalúrgica, além de empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial.

Ocupações Ligadas à área do Curso Técnico em Mecânica Industrial

• Auxiliar de Mecânica
  • Analista de Projetos
  • Gerente de Manutenção
  • Supervisor

Prática

Sumário

O Curso T écnico em Mecânica Industrial permite a prática curricular ao aluno por meio do estágio supervisionado em empresas. Essa ponte entre a sociedade e a escola proporciona a transformação do conhecimento teórico em um instrumento de aplicação na vida profissional. O estudante é acompanhado pelo professor-orientador, que verifica as condições do estágio e intera-se do mercado de trabalho atual. O Estágio corresponde a 400 horas/aula e poderá ser realizado logo após a conclusão do 3º semestre.

Experiência

Sumário

“A maturidade que hoje tenho, vejo claramente, deve-se à transformação que o CEFET fez na minha vida, por meio de seus professores. Mestres que ensinam meninos a se tornarem homens, usando como ferramenta o conhecimento e a técnica. Ainda posso ouvir o “Acorda companheiro”, do professor de Máquinas Térmicas, seguido de uma generosa gargalhada. Como lembro também do quadro impecável após as aulas de Física, de Desenho ou de Materiais, assim como de tantas outras disciplinas. Sentar à borda da piscina, ao anoitecer, antes das aulas, todo dia! A conversa com a moça do curso de Química – hoje minha esposa. Posso dizer que o CEFET marcou de forma indelével a minha vida. Minha gratidão e respeito a cada professor que contribui com a melhor fase de meu período estudantil.”

José Edvaldo Lima - Turma de Mecânica de 1982
Engenheiro Mecânico e Chefe do Departamento de Usinagem da Durametal S/A

• Laboratório de Acionamento de Máquinas
  • Laboratório de Automação 1 (Pneumática)
  • Laboratório de Automação 2 (CLP e Sistemas de Controle Distribuído)
  • Laboratório de Automação 3 (Instrumentação & Robótica)
  • Laboratório de Comandos Industriais
  • Laboratório de Eletricidade 1 (CC)
  • Laboratório de Eletricidade 2 (CA)
  • Laboratório de Eletrônica
  • Laboratório de Ensaios Mecânicos
  • Laboratório de Instalações Elétricas
  • Laboratório de Máquinas Elétricas
  • Laboratório de Máquinas Operatrizes
  • Laboratório de Máquinas Térmicas
  • Laboratório de Medidas Elétricas
  • Laboratório de Metrologia Dimensional
  • Laboratório de Acionamento de Máquinas
  • Laboratório de Máquinas Elétricas II (LabVolt)
  • Laboratórios do Curso (3/3)
  • Laboratório de Desenho Assistido por Computador e Manufatura Assistida por Computador(CAD/CAM).
  • Laboratório de Informática – (LIEL)
  • Laboratório de Química
  • Laboratório de Física

IFCE - Instituto Federal do Ceará
Curso Técnico em Mecânica Industrial
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE
Fone: (85) 3307.3603

Fim do conteúdo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi

Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.