Tecnologia em Estradas

Imagem de viadutos

O Tecnólogo em Estradas desenvolve atividades na produção de bens, serviços e gestão de empreendimentos rodoviários.

sumário

O Curso de Tecnologia em Estradas forma profissionais da área de construção civil e possui duração de três anos. O estudante pode ingressar por meio do vestibular, concorrendo as 25 vagas oferecidas por ano na graduação, ou, ainda, pela transferência de outro curso superior ofertado em outras instituições.

• Magnólia Barbosa do Nascimento
  • Coordenadora do Curso de Estradas
  • Lattes
  • Contato
    Fone: (85) 3307.3605

Guia da Profissão

sumário

Para ingressar nesta profissão, o estudante deve ter afinidade com as disciplinas de Geometria, Matemática e Física. Este curso refere-se a um ramo da construção civil que concentra estudos em áreas ligadas à manutenção de vias. Entre as áreas de conhecimentos deste profissional, destaca-se a Geomática: tecnologia utilizada para obtenção, análise, interpretação, distribuição e uso da informação espacial.

Deve ter facilidade na comunicação, pois poderá gerenciar equipes de trabalho e coordenar a utilização de recursos tecnológicos. O Tecnólogo em Estradas é enquadrado como profissional liberal, podendo atuar como autônomo em empresas públicas e privadas. Ele desenvolve atividades na produção de bens, serviços e gestão de empreendimentos rodoviários.

Vale ressaltar que a Construção Civil é destaque entre os setores que mais geram empregos no país. Segundo dados atuais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média mensal de carteiras assinadas é de trinta mil por mês. Esta é a atividade econômica que mais cresceu no período, com taxa de 8,89 pontos percentuais acima da média de crescimento de todo o Brasil (Fonte: Ministério do Trabalho).

sumário

O curso de Tecnologia em Estradas capacita o aluno para atuar no segmento de construção de vias terrestres. As disciplinas oferecidas na grade curricular estão embasadas nas áreas de cálculo, desenho, física e topografia. A orientação permite ao profissional atuar no planejamento e execução de implantação de estradas; projetos de terraplanagem; restauração de obras rodoviárias, entre outros.

sumário

O Tecnólogo em Estradas vem suprir a deficiência no mercado, ante a necessidade de um profissional de nível superior, orientado à prática da engenharia e as técnicas utilizadas no cotidiano, em sua área de atuação. As iniciativas institucionais na área concretizam-se mediante empresas como a ETTUSA, DNIT e o DERT, bem como as inúmeras empresas e escritórios que trabalham com projeto, construção e conservação de rodovias, topografia, sensoriamento remoto, etc.

Ocupações relacionadas à área de Tecnologia em Estradas:

• Topografia (clássica e contemporânea)
  • Tratamento computacional de dados topográficos
  • Digitalização e desenho
  • Análise e tratamento de imagens
  • Análise laboratorial de solos
  • Elaboração e desenho de projetos de rodovias
  • Execução e fiscalização de obras viárias
  • Interpretação e mensuração de impactos ambientais de obras civis
  • Avaliação laboratorial de concreto e materiais betuminosos
  • Orçamento de obras rodoviárias
  • Conservação de estradas
  • Pesquisa de inovação tecnológica voltada a obras viárias

Prática

sumário

O curso de Tecnologia em Estradas permite a prática curricular ao aluno, por meio do estágio supervisionado em empresas e pela disciplina Projeto Social. Esta ponte entre a sociedade e a escola proporciona a transformação do conhecimento teórico em um instrumento de aplicação na vida profissional. O aluno é acompanhado pelo professor-orientador, que verifica as condições do estágio e intera-se do mercado de trabalho atual. O Estágio corresponde a 400 horas/aula e poderá ser realizado logo após a conclusão do 3º semestre. A disciplina Projeto Social se refere a qualquer iniciativa de caráter social que possa ser executada pelo aluno, desde que contemple o desenvolvimento do senso de cidadania.

Experiência

sumário

“Na minha vida profissional, exerci várias funções, todas ligadas à área de rodovias. Fui engenheiro rodoviário do Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes do Estado do Ceará – DERT/CE, exercendo as mais variadas funções dentro do meu campo de atuação. No exercício das minhas atividades, tive a oportunidade de adquirir larga experiência no setor público e privado. Busco transmitir aos meus alunos os conhecimentos da área rodoviária adquiridos durante a minha vida profissional. Agradeço a Deus pela força, saúde e disposição, que a mim foram dadas, para enfrentar o dia a dia da vida do Rodoviarismo e de Professor.”

Francisco Erivan Martins Parente
Engenheiro Civil graduado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Estado do Ceará, em 1972, com cursos de Especialização em Engenharia Rodoviária e Economia Rodoviária. Atualmente, desempenha a função de professor no Instituto Federal do Ceará, no curso de Tecnologia em Estradas.

• Laboratório de Mecânica dos Solos
  • Laboratório de Materiais de Construção
  • Laboratório de Topografia
  • Laboratório de Aerofotogrametria
  • Laboratório de CAD
  • Laboratório de Geoprocessamento
  • Sala Temática de Tecnologia das Construções

IFCE - Instituto Federal do Ceará
Curso de Tecnologia em Estradas
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE
Fone: (85) 3307.3605

Fim do conteúdo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Dionísio Torres - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2300 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi

Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.