Centro de Línguas Estrangeiras do Ceará

Curso de Inglês, Espanhol e Francês

sumário

O Centro de Línguas Estrangeiras do Ceará (CLEC) é uma realização da direção geral do Instituto Federal do Ceará, em parceria com a Via de Acesso Cooperativa dos Profissionais da Educação do Ceará, que tem por objetivo promover o desenvolvimento de seus servidores e alunos, mediante o aprendizado de línguas estrangeiras, tão necessárias nos tempos atuais.

Criado em outubro de 1998, o CLEC conta hoje com cerca de três mil alunos matriculados, freqüentando seus cursos regulares de Inglês, Francês e Espanhol. Em seus doze anos de funcionamento, o CLEC já formou mais de cinco mil alunos, oriundos do Instituto Federal do Ceará e da comunidade.

sumário

Tendo como premissas a qualidade dos serviços prestados e a excelência no atendimento, o CLEC tem como missão fornecer aos alunos, aos servidores do Instituto Federal do Ceará e à comunidade, a oportunidade de adquirirem conhecimentos em língua estrangeira, a custos compatíveis com sua capacidade pagadora.

sumário

Nosso quadro de docentes é formado por professores contratados especificamente para o CLEC. Em sua quase totalidade, os professores do CLEC dispõem de formação de nível superior, além da habilitação específica para o ensino da língua estrangeira ministrada. A maioria de nossos docentes possui vivência internacional. São nossos professores:

Inglês:

Espanhol:

• Anny Kelly Barroso Mota;
  • Eutamar Mendes do Nascimento;
  • Zulmira Alice Carneiro de Araújo.

Francês:

• Francisca Evilene Barbosa Castro
  • Marlene Alexandre Rolim.
  • Milton Dias de Miranda Júnior.

estrutura

sumário

O CLEC utiliza de forma regular, nos três turnos e de segunda a sábado, 25 salas refrigeradas, equipadas com recursos áudio visuais, com capacidade média para 15 alunos por sala, distribuídas entre as sedes do Benfica e Fátima. Além das salas convencionais, o CLEC dispõe de um laboratório de "listening"e uma sala para projeção de filmes. Além desses espaços, o CLEC dispõe de um sistema de secretaria, devidamente informatizado, com serviços de reprografia, além de cantina e áreas livres para estudos e recreação.

Convênio

sumário

Criado em outubro de 1998, como atividade de extensão, nas dependências do Instituto Federal do Ceará, passou em maio de 1999 a funcionar nas dependências do Centro de treinamento da COOPELETRIC, através de um convênio celebrado entre as duas instituições.

Em abril de 2001 passou a ser administrado pela VIA DE ACESSO, Cooperativa formada pelos professores que lecionam no CLEC. Por esse convênio, a VIA DE ACESSO, responsabiliza-se pelas instalações, manutenção e administração do centro de línguas, cabendo ao Instituto Federal do Ceará o acompanhamento, supervisão e certificação conjunta dos cursos línguas ofertados.

sumário

O CLEC oferece de forma regular, de Segunda a Sábado e nos três turnos, os cursos de Inglês, Francês e Espanhol. Os cursos do CLEC ocorrem de forma Semi-Intensiva, presencial, com carga horária semanal de 4 horas/aulas, perfazendo 80 horas por semestre. O curso completo tem duração de cinco semestres e carga horária total de 400 horas. Além dos cursos regulares oferecemos turmas fechadas para empresas e cursos especiais de Inglês Instrumental, Conversação e turmas de TEENS.

Público alvo

sumário

Atende, prioritariamente, a alunos e a servidores do Instituto Federal do Ceará. As vagas remanescentes dessa demanda são colocadas à disposição da comunidade com ingresso através de exame de seleção. Para ser aluno do CLEC, é exigido comprovante de conclusão do ensino fundamental e pagamento da semestralidade.

sumário

Os cursos regulares do CLEC, funcionam em regime semi intensivo, com duração de dois anos e meio e moderna metodologia a saber:

• Inglês - Skyline (cinco semestres);
  • Inglês - Easy Speak Course (três semestres).
  • Espanhol - ELE (cinco semestres).
  • Francês - Connexions (cinco semestres).

Bolsas

sumário

O CLEC mantém um programa de bolsas integrais, que atende semestralmente a sessenta servidores do Instituto Federal do Ceará, selecionados através de critérios definidos pela GDRH / Instituto Federal do Ceará. Mantêm ainda um programa de bolsas integrais para vinte e cinco alunos carentes do IFCE-Ceará indicados pelo setor de serviço social do Instituto. Alem das bolsas, o CLEC mantêm uma ação social no Pirambú que atende a cinqüenta alunos carentes daquela comunidade.

Preços

sumário

Sendo uma atividade de extensão, por tanto auto-sustentada, o pagamento da semestralidade por parte dos alunos, visa custear as despesas com professores e manutenção do Centro de línguas.

Os valores praticados por semestre são:

Alunos do Instituto Federal do Ceará R$ 150,00 3 x R$ 50,00
Servidores do Instituto Federal do Ceará R$150,00 3 x R$ 50,00
Filhos de servidores do Instituto Federal do Ceará R$150,00 em 3 parcelas
Alunos da comunidade R$ 280,00 À VISTA ou R$ 300,00 em 3 x R$100.

IFCE - Instituto Federal do Ceará
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza – CE

Centro de Línguas Estrangeiras do Ceará-CLEC.

Via de Acesso Cooperativa dos Profissionais de Educação do Ceará

Sede Benfica:
Rua Marechal Deodoro, 779, Benfica - Fortaleza – CE

Sede Fátima:
Rua Solon Pinheiro, 1639, Bairro de Fátima - Fortaleza – CE

Fim do conteúdo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Dionísio Torres - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2300 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi

Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.