Início do conteúdo
Notice: Undefined index: view in /var/www/sites/www/html/components/com_content/router.php on line 48 Notice: Undefined index: option in /var/www/sites/www/html/components/com_content/views/article/view.html.php on line 176 Notice: Undefined index: option in /var/www/sites/www/html/components/com_content/views/article/view.html.php on line 184 Notice: Undefined index: option in /var/www/sites/www/html/components/com_content/views/article/view.html.php on line 184 Notice: Undefined index: option in /var/www/sites/www/html/components/com_content/views/article/view.html.php on line 184

Engenharia da Computação

Alunos tendo aula em laboratório de informática

O mercado da Informática ascende na geração de empregos para os brasileiros. (Fonte: FGV)

sumário

O Curso de Engenharia da Computação forma profissionais na área de Informática e possui duração de cinco anos. O estudante pode ingressar por meio do SISU/ENEM (link http://sisu.mec.gov.br/#/principal.php), concorrendo a 30 vagas oferecidas por ano na graduação, ou, ainda, pela Transferência de outro curso superior ofertado em outras instituições

Duração: 5 anos

Número de vagas: 30 vagas
Ingresso: SISU/ENEM (http://sisu.mec.gov.br/#/principal.php) ou Transferência de outros cursos superiores da mesma area e afins.

Curso em processo de reconhecimento

• Carlos Hairon Ribeiro Gonçalves
  • Coordenador do Curso de Engenharia da Computação
  • Lattes
  • Contato

Guia da Profissão

sumário

O engenheiro de Computação é um profissional que utiliza as ferramentas da Computação nos projetos de sistemas integrados de hardware, software e de ferramentas para sua utilização. Ele também elabora soluções finais para usuários de sistemas computacionais. Para tanto, o Curso de Engenharia de Computação deve dar aos seus alunos uma boa formação básica nos fundamentos científicos relevantes das Ciências Exatas e Naturais (principalmente Física e Matemática), da Engenharia Elétrica e da Computação.

A capacitação possibilita ao egresso a especificar, conceber, desenvolver, implementar, adaptar, produzir, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais, bem como realizar a integração dos recursos físicos e lógicos necessários ao atendimento das necessidades computacionais e de automação de organizações.

Nos dias de hoje, a Informática se encontra inserida em todos os segmentos do setor produtivo, e os computadores são encontrados em praticamente todos os ambientes. Com isso, constata-se um grande aumento no interesse pela formação acadêmica voltada para essa área. Um campo que desponta como bastante atraente é o de desenvolvimento de aplicativos para integração de tecnologias (TV e rádio digitais, celular com Internet, TV com Internet, celular com satélite etc.).

sumário

O objetivo do Curso é formar o engenheiro de computação de modo a disponibilizar para o mercado de trabalho um profissional capaz de exercer as atribuições a ele concedidas pelo Conselho Federal de Engenharia (Resolução 380/93 do CONFEA, publicada no DOU, de 16/Jan/94, seção I, página 193) e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É inerente a essa profissão atender à demanda social da região e contribuir para o desenvolvimento da informática no contexto local e nacional.

sumário

Dentre as profissões da área de Informática, essa é a que tem o mercado mais competitivo. As oportunidades de trabalho tendem a crescer, principalmente depois da entrada de grupos estrangeiros no setor. No Brasil, o campo de atuação cresce em torno de 10% a 15% ao ano (Fonte: Fundação Getúlio Vargas). Mas há um mercado potencial também no exterior. Algumas empresas recrutam profissionais para trabalhar nos Estados Unidos, em função da reconhecida qualidade da formação do profissional brasileiro. Essa migração fica fácil porque nessa profissão a linguagem é universal.

Ocupações relacionadas à área de Engenharia da Computação:

• Empresas que têm a computação como produto final (software e hardware).
  • Empresas que produzem interfaces entre o computador e outros equipamentos (caldeiras, motores, linha de produção etc.).
  • Desenvolvimento de simulações.
  • Sistemas de controle de processos em indústrias.
  • Indústrias que utilizam linhas de montagem, exemplo: Indústria farmacêutica, Indústria de aviação.

Prática

sumário

A matriz curricular não possui estágio supervisionado, o que não impede o aluno de desenvolver a prática por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) ou pela disciplina Projeto Social, que contempla iniciativas de caráter social a serem executadas pelo aluno. Os laboratórios/núcleos também abrigam diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, financiados por diversos órgãos e empresas locais, nacionais e internacionais, como CNPq, FUNCAP, FINEP, entre outros. Toda essa infra-estrutura possibilitará uma forte integração do Curso de Engenharia de Computação tanto com a academia quanto com o mercado local e nacional.

sumário

• ITTI (Instituto de Telemática)
  • LAMBDA (Laboratório de Computação Móvel, Inteligente e Distribuída)
  • NASH (Núcleo Avançado de Engenharia de Software Distribuídos e Sistemas Hipermídia)
  • LPS (Laboratório de Processamento de Sinais)
  • SISCOME (Sistemas de Controle e Medição de Energia)

IFCE - Instituto Federal do Ceará
Engenharia da Computação
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE

Fim do conteúdo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi

Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.