Engenharia de Mecatrônica

Engenheiro controlando máquina

A Mecatrônica funciona como uma espécie de "futuro das engenharias". (Fonte: Wikipedia)

sumário

O curso de Engenharia de Mecatrônica tem duração de cinco anos e oferece 30 vagas por semestre. O estudante pode ingressar por meio do SISU ou como transferido de outro curso superior ofertado em outras instituições.

Duração: 5 anos
Número de vagas: 30 vagas
Ingresso: ENEM/ SISU

Francisco Mauro
  • Francisco Mauro Parente de Albuquerque
  • Coordenador do Curso de Engenharia em Mecatrônica
  • Lattes

• Contato
  • Fone: (85) 3307.3698

Finalidade

sumário

O curso de Engenharia Mecatrônica tem por finalidade formar e qualificar profissionais no âmbito da formação acadêmica e tecnológica, para o setor produtivo e de serviços, bem como realizar pesquisa aplicada e promover o desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade.

sumário

A Engenharia de Mecatrônica integra os conhecimentos das áreas Mecânica, Eletrônica e Informática (software). As disciplinas incluem temas como circuitos lógicos, controle de sistemas mecânicos e automação industrial, sendo parte da carga horária desenvolvida em laboratórios específicos.

Objetivos do Curso

Objetivo geral

Formar engenheiros mecatrônicos, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias para a identificação e resolução de problemas, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais.

Objetivos específicos

• Formar profissionais para atuar em diferentes ramos dos setores produtivos, com visão global, crítica e humanística, e ainda com capacidade de tomar decisões coerentes e objetivas.
  • Incentivar a pesquisa e a investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como a difusão da cultura.
  • Exercitar atividade de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos ou de projetos interdisciplinares com os diferentes ramos das ciências.
  • Habilitar profissionais na supervisão de processos industriais discretos.
  • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional continuado, integrando os conhecimentos adquiridos de forma crítica e criativa.

Perfil Profissional

sumário

O engenheiro mecatrônico é um profissional com capacidade de projetar, implementar, analisar e otimizar os processos industriais contínuos e discretos, com atuação nas áreas da robótica industrial, de projetos de manufatura e engenharia, de sistemas flexíveis de manufatura, controle e interfaces homem-máquina. Além disso, a formação desse profissional inclui habilitação para atuar em iniciativas de criação de empresas integradoras de processos industriais de manufatura, com base nos mais modernos princípios do empreendedorismo. Ao fim do curso, o engenheiro mecatrônico deverá ser capaz de:

• aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Mecatrônica;
  • projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • projetar e analisar sistemas, produtos e processos eletroeletrônicos e mecânicos;
  • planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Mecatrônica;
  • identificar, formular e resolver problemas de Engenharia Mecatrônica;
  • desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  • avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
  • comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e de desenho gráfico;
  • atuar em equipes multidisciplinares;
  • compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais;
  • avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  • avaliar viabilidade econômica de projetos de engenharia.

Áreas de Atuação

sumário

O engenheiro mecatrônico formado pelo curso Engenharia de Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus de Fortaleza estará habilitado para atuar em indústrias, empresas de engenharia e de equipamentos industriais; empresas usuárias de processos mecânicos e eletroeletrônicos; empresas de consultoria na área da indústria; gerenciamento e controle de processos produtivos discretos, células flexíveis de manufatura; indústrias metal-mecânicas; instituições de ensino na área da engenharia, como professor e, por fim, como gerente industrial. Outra área de atuação desse profissional é a pesquisa aplicada, desenvolvida em institutos de pesquisa e em empresas, tanto no país como no exterior.

IFCE - Instituto Federal do Ceará
Curso de Engenharia Mecatrônica
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE

Fim do conteúdo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi

Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.