Início do conteúdo
Notice: Undefined index: view in /var/www/sites/www/html/components/com_content/router.php on line 48 Notice: Undefined index: option in /var/www/sites/www/html/components/com_content/views/article/view.html.php on line 176 Notice: Undefined index: option in /var/www/sites/www/html/components/com_content/views/article/view.html.php on line 184 Notice: Undefined index: option in /var/www/sites/www/html/components/com_content/views/article/view.html.php on line 184 Notice: Undefined index: option in /var/www/sites/www/html/components/com_content/views/article/view.html.php on line 184

Engenharia de Telecomunicações

Engenheiro testando um circuito

A revolução da tecnologia digital exige mão-de-obra qualificada.

sumário

O Curso de Engenharia em Telecomunicações possui duração de cinco anos e oferece 30 vagas por semestre. O estudante pode ingressar por meio do Vestibular ou, ainda, pela Transferência de outro curso superior ofertado em outras instituições.

José Wally Mendonça Menezes
  • José Wally Mendonça Menezes
  • Coordenador do Curso de Engenharia de Telecomunicações
  • Lattes

• Contato

Guia da Profissão

sumário

Em tempos de forte concorrência entre as operadoras de telefonia, a demanda por engenheiros de telecomunicações é grande. A carência de profissionais dessa área e os poucos cursos específicos aumentam ainda mais as perspectivas de emprego.

O engenheiro de Telecomunicações é responsável pelo projeto, manutenção e operação de equipamentos e sistemas de transmissão de dados, seja via microondas, cabeamento óptico ou satélites artificiais. Ele é peça fundamental tanto em prestadoras de serviços (como provedoras de Internet fixa e móvel, concessionárias de telefonia e TV por assinatura) quanto em empresas que desenvolvem equipamentos e softwares.

O profissional é capacitado para o desenvolvimento e aplicação de um conjunto de conhecimentos científicos necessários à pesquisa, ao projeto e à implementação de diversos sistemas, utilizados para efetuar a obtenção, o processamento e a transmissão de informação a distância. Nessa prática, são considerados os aspectos de qualidade, confiabilidade, custo e segurança, bem como questões de natureza ambiental, ética e social.

sumário

O objetivo do curso é formar o engenheiro de Telecomunicações, de forma que ele seja capaz de exercer as atribuições que lhe são concedidas pelo Conselho Federal de Engenharia (Resolução nº. 218, de 29 de junho de 1973). Atender à demanda social da região e contribuir para o desenvolvimento do setor de telecomunicações no contexto nacional são funções desse profissional.

sumário

A Engenharia de Telecomunicações é uma ramificação da eletrônica que trata da obtenção, processamento e transmissão de informações a distância. Dentre as competências profissionais específicas do profissional dessa área, está o planejamento de sistemas de comunicações e a transmissões de voz, dados e imagem.

Ocupações relacionadas à área de Engenharia de Telecomunicações:

• Realizar testes de aceitação e inspeção em equipamentos e sistemas de telecomunicações;
  • Fiscalizar, executar vistorias e perícias, emitir laudos técnicos e estudos de modelagem e de viabilidade de sistemas de telecomunicações;
  • Operar e manter sistemas e equipamentos de telecomunicações;
  • Analisar projetos, oferecer consultoria técnica, supervisionar e coordenar estudos e projetos de sistemas de telecomunicações;
  • Fazer o planejamento, o projeto, a implantação e o gerenciamento de transmissão, recepção e codificação de sinais digitais de dados, som ou imagem, via telefonia (móvel e fixa), Internet, TV a cabo e satélite.

Prática

sumário

A matriz curricular possui estágio supervisionado, e permite ao aluno desenvolver a prática de estágios por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) ou por conta própria. Os laboratórios/núcleos também abrigam diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, financiados por diversos órgãos e empresas locais, nacionais e internacionais, como CNPq, FUNCAP, FINEP, ENDESA, entre outros. Toda essa infra-estrutura possibilitará uma forte integração do Curso de Engenharia de Telecomunicações tanto com a academia quanto com o mercado local e nacional.

Experiência

sumário

“A ligação direta entre inovação tecnológica e desenvolvimento econômico de uma nação é um fato, hoje, incontestável e conhecido mundialmente. A idéia da criação do Curso de Engenharia de Telecomunicações no CEFETCE foi uma iniciativa que contribuiu para este cenário de progresso e para suprir a demanda de mão-de-obra especializada no Estado. Colaboro na qualidade do ensino desta Instituição, que abrange a educação tecnológica de nível médio e superior. Sinto-me realizada ao contribuir na formação de novos profissionais que ajudam no crescimento econômico regional do País.”

Profa. Maria Heveline Vieira Duarte
Curso de Engenharia de Telecomunicações

sumário

• ITTI (Instituto de Telemática)
  • LAMBDA (Laboratório de Computação Móvel, Inteligente e Distribuída)
  • NASH (Núcleo Avançado de Engenharia de Software Distribuídos e Sistemas Hipermídia)
  • LPS (Laboratório de Processamento de Sinais)
  • SISCOME (Sistemas de Controle e Medição de Energia)
  • LESTE (Laboratório de Empreendedorismo Digital e Sistemas de Telecomunicações)

Link Engenharia de Telecomunicações

engtelecom.ifce.edu.br

IFCE - Instituto Federal do Ceará
Engenharia em telecomunicações
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE

Fim do conteúdo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi

Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.