Pronatec visa à expansão de cursos técnicos

Lancamento Pronatec

Como o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, foi lançado oficialmente o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Roussef e pelo ministro da Educação Fernando Haddad, na última quinta-feira (28/04), no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, com a presença do reitor do IFCE e presidente do CONIF, professor Cláudio Ricardo.

Pelo projeto, R$ 1 bilhão serão investidos, ainda este ano, para concessão de bolsas e para o financiamento de cursos de educação profissional. A previsão é de que 8 milhões de pessoas sejam beneficiadas pelo programa no prazo de 4 anos. “Temos pela frente a perspectiva de um rigoroso processo de desenvolvimento econômico e precisamos de mão de obra qualificada para manter esse crescimento sustentável”, destacou a presidenta Dilma Rousseff, na cerimônia de lançamento do projeto.

O Pronatec funcionará como uma espécie de “guarda-chuva”, unindo e financiando programas vinculados à educação profissional. O programa traz novo fôlego à expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a entrega de 81 novas escolas ainda este ano, com previsão de funcionamento já no primeiro semestre de 2012. Outras 120 novas escolas técnicas federais serão entregues nos próximos quatro anos.

De acordo com Cláudio Ricardo, para o Ceará, que tem o maior avanço no Programa Brasil Profissionalizado, e que conta também com uma boa estrutura do sistema “S”, as novas unidades que virão com a terceira fase da expansão da rede federal deverão, a partir do Pronatec, dar uma robusta estruturação à Educação Profissional e Tecnológica no estado. Ainda segundo Cláudio, essa continuidade da expansão garantida pelo programa foi resultado de discussão articulada entre o MEC e o CONIF.

Com informações do Ministério da Educação

Imagem: Presidenta Dilma no lançamento do Pronatec (foto: Divulgação)

Fim do conteúdo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Dionísio Torres - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2300 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi

Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.